Barcelona: Agulhas da Igreja da Sagrada Família.
Reprojectada e construída parcialmente por Antoni Gaudí, 125 anos depois do seu início, ainda está por acabar, prevendo-se a sua conclusão só lá para 2025/6.
Gaudí (1852/1926), expoente máximo da arquitectura, nasceu em Reus, Tarragona, mas cedo foi viver para Barcelona. Aí deixou um legado arquitectónico admirável, cuja obra-prima é o Templo Expiatório da Sagrada Família.
Barcelona. Vista leste, por entre as agulhas da Igreja da Sagrada Família.
A construção iniciou-se em 18-03-1882, dia de S. José, tendo sido entregue a Gaudí no ano seguinte, por o arquitecto responsável, Francesc del Villar, se ter demitido.
A partir daí, Gaudí dedicou-lhe os restantes 43 anos da sua vida, sendo que, nos últimos 15, o fez em regime de exclusividade.
Após algumas dezenas de anos sem que se vilumbrasse a conclusão da obra, questionado sobre tão grande demora, terá respondido, em tom jocoso:
- O meu cliente não tem pressa...
Barcelona. Vista sobre Montjuic a partir duma das torres da Igreja da Sagrada Família.
Infelizmente veio a morrer atropelado e, posteriormente, o seu atelier foi destruído durante a Guerra Civil de Espanha, tendo-se perdido grande parte dos seus esboços, maquetas e modelos.
A construção foi retomada em 1940 e, apesar de ainda inacabada, é, actualmente, o ou um dos monumentos mais visitados em Espanha.
Em 2005, a sua Fachada do Nascimento foi declarada Património Cultural da Humanidade pela Unesco.
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado por visitar e comentar "O Parente da Refóias"