Por cá, chamamos-lhe "peto encarnado"...
No início da Primavera, quando caminhar por entre árvores numa zona de poucas ou nenhumas casas, poderá muito bem acontecer começar a ouvir uma espécie de tamborilada em madeira seca, cadenciada a cerca de doze batidas por segundo.
Será, provavelmente, esta ave martelando o tronco duma árvore seca com o seu forte bico, à procura de larvas e insectos de que se alimenta (também come pinhões e muitas outras coisas) e, dizem os entendidos, comunicando com o seu par num ritual de acasalamento.
Se se aproximar sorrateiramente dissimulando-se por entre os arbustos ou escondendo-se de qualquer outra forma, poderá assistir a um espectáculo que não esquecerá.
Olá! Deixo um convite: Junte-se a nós no dia 10 de Junho, no Convento dos Frades, em Trancoso, num duplo evento: «Encontro de Bloggers e lançamento do livro "Aldeias Históricas de Portugal - Guia Turístico". Para estar presente, envie um mail para aminhaldeia@sapo.pt a solicitar o formulário de inscrição e o programa das festividades. Faça-o com antecedência, pois as inscrições são até dia 2 de Junho.
ResponderEliminarAbraço
Lena