14 novembro 2007

Barcelona: A Sagrada Família

Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona
Barcelona: Agulhas da Igreja da Sagrada Família.

Reprojectada e construída parcialmente por Antoni Gaudí, 125 anos depois do seu início, ainda está por acabar, prevendo-se a sua conclusão só lá para 2025/6.

Gaudí (1852/1926), expoente máximo da arquitectura, nasceu em Reus, Tarragona, mas cedo foi viver para Barcelona. Aí deixou um legado arquitectónico admirável, cuja obra-prima é o Templo Expiatório da Sagrada Família.

Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona
Barcelona. Vista leste, por entre as agulhas da Igreja da Sagrada Família.

A construção iniciou-se em 18-03-1882, dia de S. José, tendo sido entregue a Gaudí no ano seguinte, por o arquitecto responsável, Francesc del Villar, se ter demitido.

A partir daí, Gaudí dedicou-lhe os restantes 43 anos da sua vida, sendo que, nos últimos 15, o fez em regime de exclusividade.

Após algumas dezenas de anos sem que se vilumbrasse a conclusão da obra, questionado sobre tão grande demora, terá respondido, em tom jocoso:

- O meu cliente não tem pressa...

Templo Expiatório da Sagrada Família, Barcelona
Barcelona. Vista sobre Montjuic a partir duma das torres da Igreja da Sagrada Família.

Infelizmente veio a morrer atropelado e, posteriormente, o seu atelier foi destruído durante a Guerra Civil de Espanha, tendo-se perdido grande parte dos seus esboços, maquetas e modelos.

A construção foi retomada em 1940 e, apesar de ainda inacabada, é, actualmente, o ou um dos monumentos mais visitados em Espanha.

Em 2005, a sua Fachada do Nascimento foi declarada Património Cultural da Humanidade pela Unesco.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado por visitar e comentar "O Parente da Refóias"