20 novembro 2007

Fóia, vertente norte

Adelfas na vertente norte da Fóia - Monchique
Fóia - Monchique

Vertente norte da Fóia, Monchique, mostrando, em primeiro plano, alguns exemplares de rododendros em flor, localmente conhecidos por adelfas.

Em segundo plano, podem-se ver socalcos, aqui chamados canteiros, onde, durante décadas e décadas, se fizeram diversas culturas tradicionais da região, com especial relevo para a batata, que, ainda hoje, é muito procurada.

A "batata da Fóia" sempre foi considerada a de melhor qualidade da região, razão pela qual, no século passado, era frequente os agricultores do concelho se virem ali abastecer de batatas de semente para cultivarem nas suas terras.

Quanto às adelfas, trata-se duma variedade de rododendro, espécie protegida, que sobreviveu à última glaciação e só existe aqui na Serra de Monchique, numa pequena zona bem delimitada, e na Reserva Botânica do Cambarinho, Serra do Caramulo. Veja aqui na "Sombra Verde" e no "Dias com Árvores".

Os exemplares que aqui vemos, fotografadas na época da sua floração, tal como a maioria dos restantes ainda existentes, foram queimados pelos grandes incêndios de 2004, mas regeneraram-se, podendo ver-se, ainda, muitos dos seus troncos carbonizados.

Adelfas na vertente norte da Fóia - Monchique
Fóia - Monchique

3 comentários:

  1. Obrigada por partilhares o que os teus olhos vêm e a tua câmara
    capta perfeição.

    ResponderEliminar
  2. Daqueles parentes que vêem de longe mas aparecem. Lindo serviço anda a qui a ser frito..., cada vez melhor! Abç

    ResponderEliminar

Obrigado por visitar e comentar "O Parente da Refóias"